Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cidade de Anamã, a 165 quilômetros de Manaus, acaba de concluir a substituição de antigas lâmpadas de iluminação pública por tecnologia LED, mais eficiente e econômica. A ação faz parte do programa Ilumina+ Amazonas, coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
No município, foram implantados 490 pontos de luz em LED, com investimento total de R$ 2,1 milhões, compartilhado com Careiro da Várzea, que também recebeu melhorias. O novo sistema substitui as lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, que têm maior consumo de energia e menor durabilidade.
A modernização visa melhorar a segurança urbana, reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir o impacto ambiental. Segundo a Sedurb, a iluminação em LED pode reduzir em até 60% o custo com energia, gerando economia para as administrações municipais.
O programa já alcançou 59 dos 61 municípios do interior do Amazonas e pretende concluir a modernização completa até 2025, antes da Conferência da ONU sobre o Clima (COP 30), no Brasil. Até agora, mais de 112 mil pontos de LED já foram instalados em todo o estado, incluindo comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação
Foto: Tiago Corrêa/UGPE